Quem Somos

Os diretores da SUCESU BA são profissionais de área de tecnologia da informação que atuam voluntariamente para fortalecer o ecossistema de TI do Estado da Bahia.

A atual gestão 2023-2025 é composta por:

Yuri Gonzalez

Presidente

Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Estado da Bahia, possui mais de 25 anos de atuação na área de TI. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-graduado em Direito Digital pela Faculdade Baiana de Direito, em Engenharia de Software com Métodos Ágeis pelo Instituto de Gestão de Tecnologia da Informação (IGTI) e em Sistemas WEB e Componentes Distribuídos pela Faculdade Ruy Barbosa. Possui certificações PMP, ITIL Foundation e Information Security Foundation based on ISO IEC 27001. Membro do Comitê Municipal de Inovação de Salvador e do Comitê de Políticas de TI do Conselho Nacional do Ministério Público.

Thales Almeida

Vice Presidente

Atua como Assessor de Tecnologia da Informação e Transformação Digital do Gabinete da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, desde novembro de 2023. Formado em Ciência da Computação, Pós graduado em Gestão de Segurança da Informação e em Direito Digital. Mestrando em Ciência da Computação. Tem como áreas de interesse segurança da informação, governança de TI, BI e inteligência artificial. Atua também como Vice Presidente Executivo da SUCESU BA.

Dalton Andrade

Diretor Financeiro

Graduado em Processamento de Dados, profissional com 40 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, certificado PMP e ITIL. Analista de Sistemas, empregado da Companhia de Governança Eletrônica – COGEL – órgão de TIC da Prefeitura de Salvador, onde ocupou vários cargos desde 1992 e participou ativamente da maioria dos projetos de TIC da Prefeitura Municipal do Salvador, principalmente nas áreas de Infraestrutura e Segurança.

Lorena Borges

Diretora de Relacionamentos

Diretora de Transformação Digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SEMIT, carreira desenvolvida na área de TI ao longo de 21 anos, graduada em Ciência da Computação e MBA em Gestão da Informação pela UNIFACS e certificação PRINCE2@. Atuação com gestão de projetos em empresas de segmentos diversificados, tais como Governo, Indústrias e Petróleo & Gás. Possui capalities para liderar múltiplas frentes com gestão de delivery com foco no resultado estratégico. Experiência em gestão de pessoas, gerenciamento de comunicação, mapeamento de processos, planejamento estratégico, negociação e gestão de expectativas junto à stakeholders. Experiência adicional no planejamento e implantação de projetos tecnológicos na área pública com foco em transformação digital para proporcionar uma melhor experiência ao cidadão referente aos serviços oferecidos, bem como a gestão pública

Murilo Serafim

Diretor de Relacionamentos

Murilo Serafim da Costa é um profissional altamente qualificado, com uma sólida formação acadêmica e uma extensa experiência tanto no setor privado quanto no setor público. Ele obteve sua graduação em Administração pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (UNIFTC), demonstrando desde cedo seu comprometimento com a área de gestão. Prosseguindo com seus estudos, Murilo alcançou a Pós-Graduação em Gestão Estratégica em TI pela Estácio, aprimorando suas habilidades e conhecimentos em Tecnologia da Informação. Essa combinação de formação acadêmica o capacitou para uma carreira bem-sucedida na área. Ao longo de sua trajetória profissional, Murilo Serafim da Costa desempenhou papéis-chave como Gestor de Tecnologia da Informação em empresas privadas.  Além de sua carreira no setor privado, Murilo também acumulou valiosa experiência no setor público, tendo contribuído para instituições significativas como a SAEB (Secretaria da Administração do Estado da Bahia) e a PRODEB (Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia). Seu envolvimento nessas entidades evidencia seu compromisso com a modernização e eficiência dos serviços públicos por meio da tecnologia. Atualmente, Murilo Serafim da Costa exerce a função de Superintendente de Tecnologia na SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia). Nessa posição, ele continua a contribuir para o avanço tecnológico e inovador do estado, liderando iniciativas que promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a implementação de soluções inovadoras para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e digital da Bahia.  

Maria Lúcia Almeida

Diretora de Curadoria de Conteúdo

Diretora de Qualificação Técnica 
M.Sc, PMP, CBPP, SCRUM Master, ITIL, Dev-Ops e PRINCE2

Carreira consistente com mais de 30 anos nas áreas de desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas de informação, trabalhando em empresas de destaque e multinacionais. Mestre em Computação e Sistemas, Bacharel em Processamento de Dados e Bacharel em Administração de Empresas. Presidente do PMI Capítulo Bahia.

Daniel Rodrigues Cova

Diretor de Associativismo

Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Especialista em Direito e Magistratura pela Escola dos Magistrados da Bahia. Especialista em Licitações e Contratos Administrativos pela Faculdade Baiana de Direito. Cursando MBA em Gestão de Serviços de TI com Ênfase em Governança de Dados no Centro Universitário Jorge Amado. Atualmente ocupa a função de Consultor de Técnico na Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia. Atua há mais de 10 anos com contratações públicas na área Tecnologia da Informação.

Igor Takenami

Diretor de TD / Inovação / Interiorização

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Ruy Barbosa com especialização em Qualidade & Governança. Profissional de carreira da PRODEB (Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia), atuando nos últimos 16 anos como gestor e executivo de TIC na área pública. Atuou como professor por 10 anos em diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação para formação de profissionais de TIC.  Atualmente está à frente da Diretoria de Transformação Digital na SAEB (Secretária de Administração do Estado da Bahia), tendo como principal objetivo: “Promover a Transformação Digital, através da digitização dos serviços públicos e fortalecimento do relacionamento do Cidadão com o Estado”

Rolar para cima
Pular para o conteúdo