O clima descontraído e agradável marcou o concorrido Jantar de Confraternização e Encerramento das Atividades 2022 promovido pela Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Bahia (SUCESU-BA) realizado nesta quinta-feira, 15 de dezembro, no Restaurante 705, localizado na Orla de Salvador.
O presidente Executivo da Sucesu Bahia e diretor de TI no Ministério Público da Bahia, Yuri Araújo recepcionou e agradeceu a presença de todos os convidados, dentre eles CIO’s, patrocinadores e parceiros como TeleData, Tecnoativa, Sysdesign, XSITE, Entel, X-Logic, Unitech, que contribuem para a expansão do ecossistema de TI da Bahia.
“É com muita alegria que recepcionamos vocês. Estamos aqui com toda a diretoria reunida para agradecer a todos, pois a SUCESU somos nós. Em 2022, após as medidas de isolamento social, encontramos uma comunidade de TI ávida por eventos presenciais. Todos estavámos saturados de eventos online e ao longo deste ano começamos a retomada com diversas iniciativas: realizamos seis CIO Meeting, uma forte interação no SUCESU BA Experience, onde reunimos patrocinadores, convidados e parceiros durante 3 dias em Imbassaí e o já consagrado Congresso SUCESU BA, que este ano tratou do tema ESG e quebrou recordes com 643 inscritos, 32 patrocinadores, palestrantes renomados como Andrea Iorio, expositores com impressoras 3D e imersão ao Metaverso, além do happy hour com mais de mil latinhas de Heineken (risos), ao som da banda Batifun, no Gran Hotel Stella Maris”, celebrou Araújo.
Em 2023, a SUCESU mantém os eventos consolidados e traz novidades como a expansão de atuação da SUCESU em todo o interior da Bahia, implantação de um plano de associação de Pessoas Físicas e Jurídicas e atuação mais pertinente em Ação Social, para além da área de tecnologia visando ajudar a comunidade de Salvador como um todo.
DESAFIOS, NETWORKING E EXPECTATIVAS PARA 2023
Para o vice presidente da SUCESU BA e CIO da Defensoria Pública da Bahia, Thales Almeida, 2022 foi um ano desafiador e para o próximo ano as expectativas são promissoras.
“Todos que trabalhamos com TI tivemos muitos desafios esse ano. Nós fomos uma área muito demandada e nenhuma instituição sobreviveu sem uma TI forte. E junto com os desafios precisam vir as melhorias. E falando da SUCESU, a gente precisava voltar aos eventos presenciais, é o porque da nossa existência, esse networking, trazendo conteúdo. Em 2022 fizemos muitas coisas legais, como o Experience, um evento fechado com conteúdo muito interessante para 18 CIO’S. A expectativa para 2023 é a melhor possível. Já divulgamos hoje aqui o nosso calendário de atividades e esperamos uma maior participação da comunidade de TI”, ressalta Almeida.
PERCEPÇÃO DOS CIO’S E PARCEIROS CONVIDADOS
Dentre os vários players e parceiros da SUCESU BA presentes à confraternização, o Portal TI Bahia falou com o Executivo de Vendas da Chip, Antonio Neto. “Para a Chip é muito importante ter a SUCESU como parceira e participar dos eventos porque entendemos que o melhor resultado do negócio é a credibilidade. É o que temos nessa parceria que reúne os principais CIO’s do mercado, com foco em inovação e promovendo uma troca significativa com clientes e mercado. Estamos atuando muito forte com infraestrutura de data center, o Power Business, somos parceiros titanium da Dell. Percebemos que o mercado busca cada vez mais profissionais qualificados, com isso a Chip montou toda uma estrutura de pessoas preparadas para atender essa demanda. E 2023 será um ano muito positivo”, pontua o executivo.
O CIO da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Diego Daltro apresentou um case de sucesso no Congresso SUCESU BA, em outubro, o projeto da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), ferramenta desenvolvida pela Diretoria de Modernização Administrativa e Tecnologia da Informação, da Sesab, que recebeu o prêmio Case de Sucesso durante o CIO Brasil GOV 2022. Daltro explica ao TI Bahia como o investimento em tecnologia de ponta na área de saúde possibilitou a criação da REDS, solução criada para unificar prontuários de pacientes em um único repositório, mas permitindo que estes fiquem disponíveis também no sistema do próprio hospital ou clínica, possibilitando o acesso e a integração dos dados de forma dinâmica e assertiva.
“Quando chegamos à Sesab em 2015 foi um desafio enorme para a mudança de paradigma, trabalhando o mindset das pessoas no sentido de modernização tecnológica. Depois veio a reconstrução da infraestrutura das unidades. Um investimento gigantesco. Transformando dados para uma tomada de decisão rápida do gestor. Hoje temos 115 canais de BI (Business Intelligence), uma rede de prontuários eletrônicos alimentando a REDS, que gerencia todos os dados da saúde, dando poder de decisão aos médicos, com análises qualificadas, desde a atenção básica para salvar vidas, fortalecer o Sistema único de Saúde (SUS) e prestar a melhor assistência ao cidadão”, conclui o CIO.