Cio Meeting ”Happy Hour” com a CRONAPP

DESENVOLVIMENTO SIMPLIFICADO EM LOW-CODE PAUTA CIO MEETING DA SUCESU-BA E CRONAPP

Plataforma Cronapp permite completa customização de recursos, com a possibilidade de editar diretamente os códigos-fontes

Salvador, 21/09/2023 – É inegável a funcionalidade do recurso arrastar e soltar (drag and drop) para a criação de telas essenciais no desenvolvimento de software. Nesse contexto, uma tecnologia vem entregando tal facilidade sem a necessidade de escrever uma imensa quantidade de linhas de código de programação. Estamos falando da Low-Code, ou pouco código, uma técnica de desenvolvimento de software baseada em ferramentas de modelagem visual para criar lógica de aplicativo, com a utilização de uma menor quantidade de códigos nesse processo, o que há bem pouco tempo demandava muita digitação e criação de linhas e mais linhas de código para a construção de um software.

Low-Code cria a partir de blocos de programação pré-configurados, para permitir a entrega do produto final em tempo recorde, com qualidade e eficiência. Como a curva de aprendizado é baixa, o profissional sem conhecimento avançado em programação consegue compreender e desenvolver soluções promovendo redução de custos, oxigenando o fluxo de trabalho e acelerando a entrega de soluções.

Sempre conectada com as mais recentes tendências que impactam na atualização do ecossistema da Tecnologia da Informação, a Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Bahia (SUCESU-BA) realizou na noite de quinta-feira (21/09), mais uma edição do CIO Meeting, desta vez com foco direcionado para a temática: Transformando ideias em negócios com low-code, em parceria com a Cronapp, plataforma de desenvolvimento Low-Code com dna brasileiro, que vem se destacando ao fornecer um ambiente de desenvolvimento de software e aplicativos, por meio de uma interface gráfica de usuário. Na oportunidade, a Cronapp apresentou aos CIO’s baianos funcionalidades e recursos da ferramenta para maximizar produtividade, simplificação e assertividade nos processos de transformação digital dentro das organizações.

O mundo corporativo tem uma demanda crescente por programadores e a quantidade de profissionais não é suficiente para essa alta demanda. Dados do Gartner, líder mundial em pesquisas e consultoria, apontam que até 2024, mais de 65% das aplicações serão Low-Code.

O diretor comercial da Cronapp, Rodrigo Alves aponta as principais soluções que a empresa entrega: código fonte limpo e estável, programação em bloco, flexibilidade e uma política de licenciamento simplificada, pois a plataforma é totalmente desenvolvida com base na computação em nuvem, e recursos como escalabilidade, que agregam alto valor aos negócios.

“Dentro do universo das plataformas Low-Code, o CronApp oferece alguns diferenciais muito positivos e de grande aceitação pelos profissionais da área de desenvolvimento. O principal deles é uma espécie de no lock-in real, ou seja, nós conseguimos entregar os códigos que são criados no desenvolvimento utilizando nossa solução de uma maneira totalmente desacoplada da plataforma. Possibilitando independência para publicar, manter e evoluir as soluções. De uma maneira extremamente elegante buscando sempre a satisfação e percepção de valor que o usuário tem da nossa tecnologia. Dessa forma, se o cliente optar em não utilizar os nossos serviços em algum momento, ele não terá uma linha de código de prejuízo. Terá sim, 100% das aplicações desenvolvidas utilizando a plataforma Cronapp à disposição como se tivesse desenvolvido tradicionalmente”, explicou o executivo.

CASE DE SUCESSO, CLIENTES SATISFEITOS

Um dos cases de sucesso da Cronapp é a Oxiteno, empresa líder na produção de tensoativos e especialidades químicas nas Américas. A plataforma desenvolveu e entregou sistemas web e mobile com a tecnologia Low-Code que permite aos desenvolvedores acelerar a digitalização do negócio, na esfera pública ou privada.

A parceria com a Cronapp surgiu com a necessidade da Oxiteno ter todas as demandas do negócio atendidas pela tecnologia, e na busca de uma plataforma de desenvolvimento de alta produtividade, sem lock-in. A Cronapp atendeu a necessidade de implementação de uma plataforma Low-Code com capacidade de conexão em diversas fontes de dados possibilitando a entrega de aplicativos móveis.

Outro exemplo de parceria exitosa é o case Cronapp e Câmara dos Deputados que impactou no processo de transformação digital da Casa Legislativa Federal, que tinha alguns desafios em 2019, como: modernizar a tecnologia para o desenvolvimento de sistemas e melhorar a produtividade diária.

Em parceria com a Cronapp, a Câmara conta hoje com mais facilidade e flexibilidade em todo o processo de desenvolvimento integrado, avançando na digitalização de projetos internos, com suporte em todas as fases dos projetos, com destaque para a reformulação e desenvolvimento em tempo recorde, em 25 dias após o recebimento da demanda. Outro trabalho importante para uso interno da Câmara foi o sistema GT ou Gestão de Teletrabalho. A entrega administrativa tinha o prazo de dois meses e a primeira versão foi entregue em 18 dias. Foi implantado também o CLM, sistema de digitalização de atestado médico, que beneficiou cerca de 12 mil servidores públicos no processo de análise do documento pelo perito, de forma mobile, sem o deslocamento para esse fim.

Dentre os clientes da Cronapp destaca-se também a Transpetro (Petrobras Transporte), empresa brasileira de transporte e logística de combustíveis que atua nas operações de importação e exportação de petróleo e derivados, gás e etanol.

CUSTOMIZAÇÃO COMPLETA

Para o gerente de serviços da Cronapp, Daniel Couto, a plataforma Cronapp oferece uma interface de customização completa, on-premisse, cloud, desenvolvimento mobile, em um mesmo ambiente. “Com o Cronapp é possível atender tanto soluções web, Android, Apple. Sem um desenvolvedor específico para cada um. Desenvolvemos, publicamos e atendemos a todos em um só lugar, com eficiência e integração otimizada. Conseguimos entregar serviços que agregam valor na aceleração da curva de aprendizado do nosso cliente. Dispomos de fábrica de software, produtos de mentoria, consultoria, treinamento, capacitação, e tudo isso faz parte do portfólio da empresa”, ressalta Couto.

O Cronapp permite uma completa customização de todos os recursos disponibilizados na plataforma, com a possibilidade de editar diretamente os códigos-fontes. A plataforma fornece meios mais simplificados para que o usuário estenda ou customize recursos disponíveis de forma low-code, como: blocos de programação cliente e servidor, componentes visuais, plugins, templates e web services.

CONHECIMENTO COMPARTILHADO, NETWORKING E EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

O CIO da RedeMix, Marijorge Andrade destacou a relevância da temática tratada no Cio Meeting. “Muito pertinente essa abordagem em relação ao Low Code, pois hoje temos a necessidade de produzir cada vez mais com menos. Esse é um desafio diário, de amansar um leão por dia. E essa é a proposta Low Code, que apresenta um grade potencial de aderência, inclusive é o momento atual na RedeMix. Já estamos estudando ferramentas no mercado para atender nossa demanda de entregar o melhor serviço ao nosso cliente. A SUCESU está mais uma vez de parabéns por proporcionar esse ambiente rico de troca de informações e networking”, avalia Andrade.

Na avaliação de Lorena Borges, Diretora de Relacionamento da SUCESU BA e Diretora de Transformação Digital da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), o evento só repetiu o sucesso das edições anteriores, além de trazer conhecimento relevante para o dia a dia dos profissionais. “Entregamos mais um evento de sucesso combinando conhecimento técnico e experiência gastronômica. O conteúdo trouxe insights de como é perfeitamente possível transformar ideias em negócios com Low-Code+ e como acelerar o desenvolvimento de sistemas, reduzir custos e obter resultados mais rápidos. O CIO Meeting se consolida a cada dia como um espaço para networking de alto nível”, resumiu a diretora.

Presentes ao evento, CIOs de empresas e órgãos da administração pública, como: Adler Ribeiro, da Fundação Hemoba, Valéria Lúcia e Mateus Guimarães, da Casa Civil, Fábio Luís, da Sedur, Eduardo Castro, da Sufotur, Jeferson Lima, do Inema, Charles Loureiro, da SoftPlan, Samuel Pedro, da Saeb e Diego Daltro, da Sesab atualizaram conceitos em ambiente acolhedor.

Letícia Paes, CIO da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) ressaltou a necessidade do setor governamental estar presente em eventos como o CIO Meeting. “Vejo o tema com muito interesse, até porque o nosso modelo governamental precisa estar atualizado nas mais recentes tecnologias e soluções inovadoras”, pontuou Paes.

O ambiente escolhido para esse CIO Meeting, a ArtMalte Cervejaria Artesanal, um espaço acolhedor e diferenciado no coração do bairro Rio Vermelho, em Salvador completou a experiência sensorial que harmonizou conhecimento, networking, gastronomia, processo de fabricação da cerveja artesanal, em um descontraído happy hour.

Mais info sobre a Cronapp, acesse aqui.

Veja a Galeria de Fotos do evento aqui.

Por Ari Anjos | Jornalista especializado em Tecnologia e Inovação para o Portal TI Bahia

Rolar para cima
Pular para o conteúdo